HIIT pode dobrar ganhos físicos em sobreviventes de AVC

Pesquisadores sugerem que o HIIT melhora a eficiência cardiovascular

A prática de exercícios físicos é fundamental na reabilitação de quem sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e na prevenção de novos episódios. Um estudo publicado na revista Stroke aponta que o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) pode trazer resultados ainda mais expressivos do que exercícios moderados tradicionais.

Pesquisadores canadenses analisaram pessoas entre 40 e 80 anos, divididas em dois grupos: um realizou sessões HIIT (exercícios intensos de 60 segundos alternados com 60 segundos de recuperação leve), enquanto o outro praticou treinos moderados. 

Após 12 semanas, ambos os grupos melhoraram a resistência à caminhada, mas o grupo HIIT alcançou o dobro de ganhos no condicionamento físico, com menor risco de hospitalizações futuras relacionadas ao AVC.

Além disso, os benefícios do HIIT se mantiveram mesmo oito semanas após o término dos treinos, algo que não ocorreu com o grupo de exercícios moderados. 

Os pesquisadores sugerem que o HIIT melhora a eficiência cardiovascular ao aumentar a produção de proteínas mitocondriais, otimizando a aptidão cardiorrespiratória.

plugins premium WordPress