Exercício físico reverte envelhecimento precoce de células imunes em pessoas obesas

Pesquisadores estabeleceram um protocolo de treinamento físico de 16 semanas

Um protocolo de treinamento físico de 16 semanas, combinando musculação e exercício aeróbico, pode reverter fatores de envelhecimento precoce e alterações metabólicas em pessoas obesas. É o que indicam estudos realizados por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com uma publicação da Agência Fapesp, apoiadora da pesquisa, a obesidade deixa o sistema imunológico em constante alerta devido à inflamação crônica e de baixo grau gerada pela condição. Esse estado leva ao envelhecimento precoce das células imunes e desencadeia alterações metabólicas, principalmente aquelas associadas aos lipídios.

Claudia Cavaglieri, coordenadora do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Faculdade de Educação Física da Unicamp, explica que a relação entre a obesidade e os dois fatores pesquisados formam um círculo vicioso. Segundo ela, quanto mais obesidade, maior a liberação de gordura no sangue, maior a inflamação e o risco do desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes 2.

Isso ocorre porque, em casos de obesidade, a mitocôndria não consegue transformar a gordura em moléculas de energia, mas com o treinamento a organela consegue realizar esse trabalho. O que faz com que a pessoa obesa gaste gordura para gerar energia, favorecendo o processo de emagrecimento.

plugins premium WordPress