Um estudo publicado no The Lancet avalia a caminhada e intervenções como tratamento para dor na lombar. Foram designados 701 adultos que haviam se recuperado recentemente desse incômodo para um grupo que recebeu um programa individualizado de caminhada e educação, e para outro que não recebeu o tratamento (controle).
O programa constituiu em cinco caminhadas por semana, de 30 minutos cada até o final do sexto mês de tratamento com fisioterapeutas. Os participantes foram monitorados mensalmente por até três anos.
De acordo com o estudo, a intervenção reduziu o risco de dor na lombar em 28%, enquanto a recorrência desse incômodo que levava os participantes a procurar atendimento de um profissional de saúde diminuiu em 43%.
Ainda segundo a pesquisa, os participantes que receberam a intervenção tiveram um período médio mais longo (208 dias) antes de terem uma recorrência em comparação ao grupo de controle (112 dias).
A caminhada apresenta também vários outros benefícios, como melhor saúde cardíaca, melhora no humor e da qualidade do sono, bem como redução de risco de várias doenças crônicas.