Vacina contra a dengue do Butantan tem eficácia superior a 3 anos

O imunizante mostrou uma proteção de 89%

O Instituto Butantan desenvolveu uma vacina contra a dengue que manteve sua eficácia e perfil de segurança por um período médio de 3,7 anos (2 a 5 anos), além de mostrar proteção de 89% contra a doença grave ou com sinais de alerta. Os resultados do estudo clínico foram publicados no periódico científico The Lancet Infectious Diseases.

“Os resultados confirmam a eficácia de somente uma dose da nova vacina da Dengue do Instituto Butantan, agora com 3,7 anos de acompanhamento”, afirma Esper Kallás, diretor do instituto e coordenador da pesquisa.

No entanto, faltam dados de eficácia na população acima de 60 anos. Essa faixa etária é um grupo de alta vulnerabilidade para a doença, com muitos óbitos e maior risco de hospitalização.

Agora, a expectativa é encaminhar os dados para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação da vacina pelo órgão até o final deste semestre.

A dengue apresenta quatro sorotipos, em sua maioria os casos são leves. No entanto, uma segunda infecção por outro sorotipo pode levar a casos graves. Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, em 2024, o Brasil registrou 6,49 milhões de casos da doença e mais de cinco mil óbitos.

plugins premium WordPress