O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP) desenvolveu um creme antisséptico, que também é hidratante e protege contra vírus e bactérias por até quatro horas e até duas horas contra superbactérias. O produto já está disponível para compra pela internet e, em breve, deve ser disponibilizado em uma rede de drogarias.
Testado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), também da USP, o Phitta Cream, como é chamado o creme, conseguiu inativar micro-organismos que causam diversas doenças, como: influenza, sarampo, leptospirose, gastroenterites, infecções urinárias, hepatite A, entre outras. O produto tem como princípio ativo o Phtalox, desenvolvido com nanotecnologia a partir do corante natural ftalocianina.
“Ela é ativada quando entra em contato com células, bactérias e vírus, causando uma reação parecida com a água oxigenada, com bolhinhas, e vai quebrando essas células, bactérias e vírus”, explicou Edison Luiz Durigon, coordenador do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do ICB.
Ele ainda ressaltou a eficácia do creme principalmente para evitar a transmissão por contato, por exemplo, tocando em superfícies contaminadas.