SBU alerta para aumento de casos de câncer de próstata no mundo

Doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023

O movimento Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, e é dedicado à saúde do homem, resultando em campanhas ao redor do mundo. Em 2024, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para os riscos do crescimento do número de casos de câncer de próstata no mundo. No Brasil, a doença matou 17 mil homens no ano passado, uma média de 47 por dia.

De acordo com uma publicação da revista científica Lancet, os registros do câncer de próstata devem crescer ao longo dos próximos anos. A estimativa é de que passe de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões em 2040, devido ao aumento da expectativa de vida global. Ainda segundo a previsão da publicação, estima-se que haja um aumento de 85% do número de mortes: de 375 mil em 2020 para 694 mil em 2040.

“No Brasil, a mulher vive em média mais sete anos do que o homem. E isso acontece porque a menina acaba [as consultas] com o pediatra e vai para o ginecologista. O menino acaba com o pediatra e não vai para lugar nenhum. Ele fica totalmente sem alguém para cuidar dele, até que ele chegue na idade adulta e que, muitas vezes sem estar informado de tudo o que pode acontecer, acaba tendo tumores oncológicos em estágios mais avançados”, explica o presidente da SBU, Luiz Otávio Torres.

Neste ano, uma das propostas da campanha da SBU é chamar a atenção para o fato de que o câncer de próstata é uma doença com poucos sintomas em sua fase inicial, sendo necessário o diagnóstico precoce para evitar que a doença seja descoberta em estágio avançado.

Informações: Agência Brasil

plugins premium WordPress