Lançado pelo Campus Virtual da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o curso “Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV Oral” pode ser acessado por profissionais de saúde da rede pública que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o uso da PrEP oral.
Segundo a Fiocruz, o objetivo é atualizar profissionais de saúde para que estejam mais bem preparados e atentos para recomendar de forma assertiva a PrEP, identificando quem pode se beneficiar dessa estratégia de prevenção e garantindo o acesso adequado à medicação, além de fornecer acompanhamento e suporte contínuos.
“Nossa intenção com o novo curso é oferecer aos profissionais de saúde que prescrevem essa profilaxia – médicos, enfermeiros e farmacêuticos – orientações sobre quando e como ofertá-la. A intenção é ampliar a oferta da PrEP nos serviços de saúde para impactar diretamente na redução de novos casos no Brasil, considerando, principalmente, as pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade ao HIV”, informou o diretor adjunto do Dathi/SVSA/MS, Artur Kalichman.
A coordenação do curso pela Fiocruz está sob responsabilidade das pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Vanda Cota e Marly Cruz.
Fonte: Agência Brasil