Perda de sensibilidade visual pode indicar risco de Alzheimer com 12 anos de antecedência

A saúde dos olhos pode ser um indicativo importante sobre a saúde do cérebro

Um novo estudo, publicado na revista científica Scientific Reports, indicou que a perda de sensibilidade visual pode ser um sinal precoce de Alzheimer e pode se manifestar até 12 anos de antecedência, antes do diagnóstico da doença.

A pesquisa, feita pela Universidade de Loughborough, no Reino Unido, foi realizada com a participação de 8.623 pessoas saudáveis, que foram acompanhadas por vários anos. Ao final do estudo, 537 participantes haviam desenvolvido demência.

Já no início do estudo, os pesquisadores realizaram um teste de sensibilidade visual. Para tal, os participantes precisavam apertar um botão assim que vissem um triângulo se formando em um campo de pontos em movimento. De acordo com os pesquisadores, aqueles que desenvolveram demência demoraram mais tempo para notar o triângulo do que aqueles que não desenvolveram a doença. 

Segundo um artigo publicado pelos autores da pesquisa, problemas visuais podem ser um indicador precoce de declínio cognitivo, uma vez que o acúmulo de placas amiloides (característica do Alzheimer) pode afetar primeiro as áreas do cérebro relacionadas à visão.

Agora, os pesquisadores pretendem investigar o potencial de testes de sensibilidade visual como ferramenta de monitoramento do Alzheimer.

plugins premium WordPress