Paracetamol reduz emoções negativas associadas a atividades arriscadas

Pesquisa mostra que medicamento pode alterar percepção de risco

O paracetamol é um remédio amplamente utilizado como analgésico e antitérmico no Brasil e no mundo, estando entre os principais medicamentos usados para esses fins. No entanto, um estudo realizado pela Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, mostrou que o paracetamol pode estar associado à alteração da percepção de risco.

A pesquisa ofereceu 1g do remédio para um grupo e placebo para outro, sendo 189 universitários. Após o tempo de ação do medicamento, os voluntários avaliaram uma série de atividades como arriscadas em uma escala de um a sete.

Práticas como bungee jumping, caminhar à noite em áreas perigosas, mudar de carreira aos 30 anos e fazer aulas de paraquedismo foram consideradas menos arriscadas por aqueles que ingeriram paracetamol.

A pesquisa notou também que o medicamento diminui emoções negativas e positivas, que incluem sentimentos como angústia e alegria.

Em um segundo estudo, 545 estudantes apertaram um botão para inflar um balão virtual para ganhar dinheiro virtual. Aqueles que tomaram paracetamol corriam maior risco de perder o dinheiro, apertando mais vezes o botão.

plugins premium WordPress