Novo procedimento trata casos de próstata aumentada em poucos minutos

O método é minimamente invasivo e não afeta a libido

Uma nova técnica no Brasil, o Rezum promete resolver os casos de próstata aumentada em questão de poucos minutos. Esse problema atinge 85% dos homens após os 40 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Dentro dessa estatística, em alguns casos, a próstata cresce de forma desordenada, fechando o canal urinário.

O procedimento utiliza a aplicação do vapor de água para remover o tecido que obstrui a uretra em uma cirurgia minimamente invasiva e rápida. Ele é uma opção para os homens que não queiram tomar medicação ou passar por operações como as raspagens prostáticas.

“Nós identificamos os pontos de inchaço da próstata e fazemos uma injeção com água a 107 graus Celsius no local, por meio de um aparelho em forma de pistola. O líquido vaporiza as células doentes, levando à desnaturação e redução gradual do inchaço em até três meses”, explica o coordenador da equipe urológica do Hospital São Luiz Campinas.

O urologista Dorival Duarte Jr. explica que o vapor de água é aplicado diretamente na região aumentada da próstata com uma agulha, causando a necrose térmica da área afetada. O processo é realizado com sedação leve e pode ser feito em poucos minutos no ambulatório, sem necessidade de internações longas, e a recuperação completa acontece em três meses.

plugins premium WordPress