Inteligência artificial ajuda a salvar vida de criança, no Distrito Federal

IA Kardia detectou uma arritmia cardíaca que poderia causar morte súbita do menino

A vida do filho de Franciana Reis da Silva, Matheus, de nove anos, foi salva graças à inteligência artificial Kardia. O caso aconteceu em Brasília (DF), em setembro, quando a IA detectou uma arritmia cardíaca que poderia ter levado o garoto a um óbito súbito, alertando os médicos sobre o problema.

Tudo começou quando Matheus desmaiou na escola, que telefonou seus pais. O menino foi levado ao Hospital Brasília, onde realizou diversos exames, incluindo um eletrocardiograma, que não detectaram nada anormal, exceto o Kardia. 

O garotinho apresentava um “flutter atrial”, no qual seus átrios estavam se contraindo de 240 a 340 batimentos por minuto, sendo que o normal varia de 50 até 100 batimentos por minuto.

Em conversa com os pais de Matheus, os médicos descobriram um histórico de morte súbita em homens jovens na família. Além disso, o menino já realizava acompanhamento cardíaco devido ao seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que ele precisa tomar ritalina. Durante a avaliação feita no hospital, a criança também foi diagnosticada com a Doença do Nó Sinusal.

Matheus passou por uma ablação da taquiarritmia, que é uma cauterização por meio de cateter no foco da arritmia. Ele voltou para casa duas semanas depois do ocorrido, mas deve retornar ao hospital para fazer um novo procedimento para corrigir o segundo problema.

plugins premium WordPress