Glaucoma deve atingir mais de 111 milhões de pessoas no mundo até 2040

De acordo com a OMS, doença é a segunda maior causa de cegueira

O glaucoma é uma doença silenciosa e progressiva, que pode ocasionar perda visual definitiva pela danificação do nervo óptico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular. A estimativa é de que, no Brasil, 900 mil pessoas sejam portadoras da comorbidade.

“Estima-se que em 2040 podemos chegar a 111,8 milhões de portadores dessa doença. A maior prevalência do glaucoma é encontrada em populações afrodescendentes e asiáticas, acima de 60 anos, sendo a forma mais comum o glaucoma primário de ângulo aberto”, explica a Dra. Luciana Pires Zambom, médica oftalmologista especialista em Glaucoma pela Universidade Federal de São Paulo e Faculdade de Medicina de Jundiaí.

A especialista explica que os fatores de risco para o desenvolvimento da doença incluem idade avançada, histórico familiar, miopia, hipertensão ocular, diabetes, uso prolongado de corticosteróides e traumas oculares. Ela ressalta que a identificação precoce desses fatores é fundamental para a prevenção e controle da doença.

“À medida que a doença progride, os pacientes podem apresentar perda de visão periférica, resultando em uma visão tubular. Em casos mais graves, podem ocorrer dores oculares severas, náuseas, vômitos, visão turva e halos ao redor de luzes, principalmente no glaucoma de ângulo fechado”, ressalta.

O diagnóstico precoce do glaucoma é essencial para prevenir a progressão da doença e a perda irreversível da visão.

plugins premium WordPress