A agência sanitária americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou o spray nasal da farmacêutica ARS como o primeiro tratamento de emergência sem agulhas para reações alérgicas potencialmente fatais.
O spray, que será chamado de Neffy, é uma alternativa aos auto injetores, que são agulhas de emergência preenchidas com adrenalina (epinefrina), medicamento utilizado por pessoas em risco de anafilaxia e outras reações alérgicas severas.
Ele é de dose única administrado em uma narina, sendo aprovado para uso em pacientes adultos e pediátricos que pesam pelo menos 30 quilos.
Kelly Stone, diretora associada do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, ressaltou que a disponibilidade do spray nasal pode reduzir barreiras para um tratamento rápido.
A aprovação do Neffy é baseada em quatro estudos com 175 adultos saudáveis sem anafilaxia que mediram as concentrações de epinefrina no sangue após a administração do Neffy ou de produtos de injeção de epinefrina aprovados.
No ano passado, a FDA recusou a aprovação do spray e solicitou testes adicionais, em uma decisão que foi contra a recomendação de seus especialistas independentes.