Foi aprovado, na última semana, um medicamento que usa uma nova abordagem no tratamento da esquizofrenia. A aprovação do Cobenfy (xanomelina e cloreto de tróspio) foi realizada pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos.
Produzido pela farmacêutica Bristol Myers Squibb, o medicamento teve sua eficácia testada em dois estudos distintos com participantes diagnosticados com esquizofrenia.
Nos dois testes, os voluntários que tomaram o Cobenfy apresentaram redução nos sintomas da Escala de Síndrome Positiva e Negativa (PANSS), se comparados àqueles que receberam o placebo.
Até então, os antipsicóticos utilizados para tratar a doença tinham como alvo os receptores de dopamina, neurotransmissor conhecido como “substância química do prazer”. Já o novo remédio atinge os chamados receptores colinérgicos.
No entanto, há contraindicação para quem tem: retenção urinária, doença renal ou hepática moderada ou grave, retenção gástrica, glaucoma de ângulo estreito não tratado ou histórico de hipersensibilidade aos componentes do medicamento.