Estudo aponta que nova variante do HIV circula pelo Brasil

Ela estaria presente em três estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia

Segundo um estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma nova variante do vírus da Aids (HIV) está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. Ela foi identificada em amostras de sangue de pessoas soropositivas para o vírus HIV.

Para a autora da pesquisa, Joana Paixão Monteiro-Cunha, é provável que a nova variante tenha surgido da combinação dos tipos B e C do HIV, ou seja, a partir de uma coinfecção. Isso porque, durante a pesquisa, os cientistas encontraram fragmentos dos dois tipos do vírus na amostra genética coletada de um portador de HIV em Salvador, Bahia.

Comparando as sequências genéticas encontradas no paciente com informações registradas em bancos de dados científicos, foi revelado a existência de outras três ocorrências de padrões semelhantes espalhadas pelo Brasil: a recombinante CRF146_BC. 

O tipo B é a mais difundida em todas as regiões do Brasil, no entanto, a maior parte do material genético da nova variante é herdada do subtipo C. Separadamente, os tipos B e C são responsáveis por cerca de 80% das infecções no país.

plugins premium WordPress