Em dezembro de 2023, foi anunciada a criação do Brain Care Score (BCS). Esta é uma ferramenta que, através de uma pontuação, avalia o risco de demência, AVC e até depressão na terceira idade sem procedimentos médicos.
O BCS, de 21 pontos, refere-se ao desempenho de uma pessoa em 12 fatores relacionados à saúde física, estilo de vida e componentes socioemocionais da saúde. Quanto maior a pontuação de um participante, menor o risco de doenças cerebrais.
“Este artigo fornece evidências convincentes de que aumentar seu BCS não só provavelmente tornará seu cérebro mais saudável e mais resistente a doenças como demência e AVC, mas também oferece a esperança de proteção contra a depressão”, acrescenta Jonathan Rosand, professor de neurologia na Harvard Medical School em Boston.
Os quatro componentes físicos do BCS são pressão arterial, colesterol, hemoglobina A1c e índice de massa corporal, enquanto os cinco fatores de estilo de vida são nutrição, consumo de álcool, atividades aeróbicas, sono e tabagismo. Os três aspectos socioemocionais referem-se a relacionamentos, gerenciamento de estresse e sentido na vida.
Até um terço ou mais das pessoas com mais de 60 anos experimentam depressão na velhice, cujo risco pode ser influenciado por hábitos de estilo de vida, segundo os autores do estudo.