Doença misteriosa mata 143 na República Democrática do Congo

Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe, com febre, tosse e dores de cabeça

Uma doença desconhecida está tirando o sossego dos habitantes da República Democrática do Congo. Segundo informações das autoridades locais, 143 pessoas já faleceram em decorrência dessa doença que tem sintomas semelhantes aos da gripe, como tosse, febre e dores de cabeça. O país está em “alerta máximo” e foram pelo menos 27 óbitos em pouco mais de um mês, de acordo com o ministro da Saúde.

A ocorrência está concentrada na região de Panzi, localidade a cerca de 700 quilômetros a sudeste de Kinshasa. Os primeiros registros foram feitos no final de outubro, ocasião em que os 27 óbitos foram contabilizados. Outras 44 mortes foram detectadas na região, porém, de acordo com o ministro, elas podem ter causas diferentes.

“Consideramos que é um nível de epidemia que devemos monitorar”, afirmou Samuel-Roger Kamba durante uma entrevista a jornalistas em Kinshasa, capital do país.

Os primeiros dados disponibilizados indicam que os jovens são os principais afetados, especialmente crianças com menos de cinco anos de idade, que representam 40% dos casos.

A doença compromete o sistema respiratório, mas os especialistas descartam a possibilidade de que seja Covid-19. Epidemiologistas estão na região para investigar o surto.

plugins premium WordPress