Dia da Saúde Ocular: uma data para reforçar os cuidados com a visão

Tanto crianças quanto adultos podem ser acometidos por doenças oculares

Estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde Ocular serve como um lembrete à população sobre os cuidados necessários com a visão, que valem para todas as idades. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 90% dos casos de deficiência visual no mundo são preveníveis ou tratáveis.

Em crianças, a perda de visão está relacionada a infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito. O médico oftalmologista do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Ulisses Roberto dos Santos, explica que os pequenos também precisam de acompanhamento oftalmológico.

Nos adultos, a perda da visão está relacionada a condições como catarata, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética. Mas a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) ainda identifica o glaucoma como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, que tem como principal fator de risco o aumento da pressão ocular.

“O exame oftalmológico é importante não apenas para avaliação de doenças do olho, mas também permite o diagnóstico e acompanhamento de diversas condições não oftalmológicas, como diabetes e hipertensão arterial”, afirma Ulisses.

Ele recomenda que adultos e jovens saudáveis devem se submeter ao exame da visão a cada três anos e idosos a cada dois.

plugins premium WordPress