Quem não gosta de comprar produtos nas gigantes chinesas Shein, Temu ou AliExpress? Essas plataformas online ganharam popularidade mundial devido aos seus itens baratinhos. Porém, recentemente, a primeira chamou a atenção por outro motivo: a Coreia do Sul encontrou substâncias tóxicas em seus produtos.
Na fiscalização mais recente, foram analisados 144 produtos da plataforma e vários itens da empresa não atendiam aos padrões legais.
- Foram encontrados sapatos com níveis elevados de ftalatos (químicos usados para tornar os plásticos mais flexíveis), com um único par excedendo o limite legal em 229 vezes.
- Outra substância, o formaldeído (um químico utilizado em produtos de construção civil) foi detectada em bonés da empresa em um nível duas vezes maior que o limite permitido.
- Um possível carcinógeno humano que pode causar envenenamento do fígado – o dioxano – foi encontrado em dois frascos de esmalte vendido pela plataforma, bem como concentrações de metanol superiores ao nível aceitável.