Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram uma nova função dos espermatozóides, não relacionada à reprodução. Isso porque eles observaram que os gametas masculinos infectados com coronavírus podem apresentar uma resposta imunológica semelhante aos glóbulos brancos, do sistema imune.
Segundo o médico urologista e coordenador do estudo Jorge Hallak, cada espermatozoide foi capaz de neutralizar milhares de vírus. Para a pesquisa, foram analisadas amostras de sêmen de 13 pacientes com Covid-19, em um período de até 90 dias após a alta e 110 dias após o diagnóstico. Foi identificada a presença viral dentro do gameta masculino de 11 pacientes (84%).
De acordo com o estudo, os gametas masculinos apresentaram uma resposta semelhante a um mecanismo de defesa celular dos glóbulos brancos. O processo envolve a liberação de armadilhas com efeitos antimicrobianos, que causam a morte do agente agressor.
As armadilhas foram nomeadas no estudo como SETs-L e descritas como filamentos de DNA descondensado associados a partículas virais.