Casos de miopia entre crianças e adolescentes aumentam mundialmente

América Latina e Caribe demonstraram a menor prevalência do problema

De acordo com os resultados de uma pesquisa publicada no British Journal of Ophthalmology, uma a cada três crianças no mundo tinha miopia em 2023. Ainda segundo o estudo, essa proporção deve chegar a 40% em 2050, ultrapassando 740 milhões de registros. 

A pesquisa levantou informações de 5,4 milhões de crianças em 50 países dos seis continentes. Os resultados obtidos indicam um aumento na prevalência de miopia entre crianças e adolescentes nos últimos 30 anos, indo de 24% em 1990 para quase 36% em 2023.

De todas as regiões estudadas, os pesquisadores observaram que o Leste Asiático apresentou a maior incidência do problema: cerca de 35% das crianças dessa área tinham miopia em 2023, mais que o dobro da taxa de outros locais. A América Latina e o Caribe demonstraram menor prevalência entre os seis continentes.

Para especialistas, uma das possíveis explicações está o uso excessivo da visão para perto, impulsionado pelo uso das telas e o menor contato com a luz natural. A miopia é a dificuldade de enxergar objetos à distância, uma vez que eles ficam embaçados.

plugins premium WordPress