Aplicativo brasileiro contribui para reabilitação de pessoas que sofreram AVC

Principal foco do projeto é ajudar na recuperação de pessoas com hemiparesia

Um novo aplicativo desenvolvido por pesquisadores brasileiros promete ser um aliado importante na reabilitação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC). A ferramenta utiliza o sensor de movimento (acelerômetro) presente em smartphones para monitorar a postura do usuário durante os exercícios de recuperação.

Ao ser fixado na roupa, o aparelho detecta a inclinação do corpo e oferece orientações em tempo real por meio de comandos visuais, sonoros ou vibração, auxiliando o paciente a manter o alinhamento corporal correto.

O principal foco do projeto é ajudar na recuperação de pessoas com hemiparesia — condição em que um lado do corpo apresenta fraqueza muscular ou paralisia parcial, um dos desafios mais frequentes após um AVC.

O desenvolvimento do aplicativo foi realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), como parte da pesquisa de doutorado de Olibário José Machado Neto, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

plugins premium WordPress