Tecnologia à serviço da segurança: como um aplicativo está melhorando a notificação de reações a medicamentos.

Os medicamentos e suas reações adversas são culpados por milhares de internações e mortes todos os anos, mas você sabia que muitas nem chegam a ser registradas. E, sem notificação, estudos sugerem que os riscos de um remédio demoram mais a ser reconhecidos.

Análises recentes publicadas no The Lancet revelaram que o app “Med Safety“ vem invertendo esse cenário. Ele permite que profissionais de saúde e pacientes relatem reações adversas em tempo real, diretamente para as autoridades de farmacovigilância.

O estudo mostrou que nos países que abraçaram esse aplicativo, o número de notificações cresceu de forma consistente. Além disso, demonstrou que as informações coletadas auxiliam na rápida identificação de novos efeitos colaterais graves, incluindo reações cutâneas severas como DRESS, SJS e NET.

Outro ponto de extrema relevância para a comunidade médica e para os pacientes é que aqueles conseguem monitorar melhor a segurança de medicamentos recém-lançados e que estes podem participar ativamente, relatando sintomas suspeitos de maneira simplificada. Já para o sistema de saúde, foi importante o uso para reagir rapidamente, atualizando bulas e recomendações de uso.

Por fim, concebe-se que esse avanço tecnológico mostra que a prevenção de farmacodermias e outras reações graves deixaram de estar sujeitas apenas às pesquisas e passaram a ser também conectadas às ferramentas modernas de vigilância.

Fonte: Adverse drug reaction reporting with the Med Safety app in low- and middle-income countries. The Lancet Global Health, 2025.

plugins premium WordPress