Anvisa aprova novo tratamento para doença sanguínea rara

Crovalimabe é um anticorpo monoclonal desenvolvido pela Roche Farma Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou um novo medicamento para tratar a hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma condição sanguínea rara que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O crovalimabe, um anticorpo monoclonal desenvolvido pela Roche Farma Brasil, é o primeiro tratamento disponível no país que pode ser administrado por via subcutânea, de forma rápida e em aplicações de baixo volume, com intervalos de quatro semanas.

A HPN é uma doença que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos pelo sistema complemento, uma parte do sistema imunológico. Os sintomas incluem anemia, fadiga intensa, risco elevado de trombose e possíveis danos aos rins. Em casos mais graves, a falta de tratamento pode levar a complicações severas e até à morte dentro de poucos anos.

O crovalimabe age bloqueando a atividade do sistema complemento, evitando a destruição das células sanguíneas. Medicamentos dessa classe, conhecidos como inibidores de C5, já são utilizados há mais de uma década no tratamento da HPN e vêm demonstrando bons resultados em termos de eficácia e segurança. Além dessa doença, o novo medicamento está sendo estudado para o tratamento de outras condições, como anemia falciforme e síndrome hemolítico-urêmica atípica.

A nova opção terapêutica já foi aprovada em países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Emirados Árabes Unidos, e agora chega ao Brasil como uma alternativa inovadora para pacientes que precisam de um tratamento mais acessível e eficiente.

plugins premium WordPress