As autoridades de saúde da República Democrática do Congo (RDC) confirmaram que a doença misteriosa responsável por pelo menos 143 mortes nas últimas semanas é uma forma mais severa de malária. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17/12).
A maioria dos casos ocorreu em novembro na província de Kwango, no sudoeste do país. Os pacientes apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dores no corpo.
De acordo com as autoridades, muitos moradores da região sofrem de desnutrição grave, o que compromete seu sistema imunológico, dificultando a capacidade de combater a malária. A doença se manifestou com sintomas respiratórios, um quadro raramente documentado antes.
Desde outubro, foram registrados 592 casos da doença, com uma taxa de mortalidade de 6,2%. A malária é responsável por quase 600 mil mortes anuais no mundo, sendo 12% delas na RDC.
Para conter a transmissão, o ministro da saúde anunciou a distribuição imediata de medicamentos contra a malária fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) à população afetada.