Inteligência artificial pode ajudar a detectar infertilidade a partir de exame de sangue

Exame mede os níveis hormonais em uma amostra de sangue

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de metade de toda a infertilidade é devida aos homens. Para analisar essa possibilidade, normalmente são realizados exames no sêmen em estabelecimentos especializados em fertilidade. Essa realidade pode estar próxima de mudar.

Isso porque cientistas da Universidade Toho, no Japão, desenvolveram um modelo de inteligência artificial (IA) que prevê e determina o risco de infertilidade masculina a partir de uma amostra sanguínea, sem a necessidade de análise do sêmen, medindo apenas os níveis hormonais em um exame de sangue.

O estudo foi liderado por Hideyuki Kobayashi, professor do Departamento de Urologia da Escola de Medicina da Universidade Toho, em Tóquio. A IA baseou-se em dados de 3.662 pacientes e teve uma taxa de precisão de aproximadamente 74%, sendo 100% correta na previsão da azoospermia não obstrutiva.

“No futuro, esperamos que os laboratórios clínicos e os centros de exames de saúde utilizem o nosso modelo de previsão de IA para rastrear a infertilidade masculina, tornando assim os testes de infertilidade masculina mais acessíveis, superando obstáculos”, disse Kobayashi.

Ele explica que, por enquanto, o modelo de previsão de IA seria apenas uma etapa primária de triagem antes do espermograma.

plugins premium WordPress