SBM divulga nota a respeito de fake news sobre câncer de mama

Entre as notícias falsas está a de que a mamografia causa a doença

Nas últimas semanas, jornais e entidades médicas têm se dedicado a desmentir notícias falsas a respeito do câncer de mama. Influenciadores e supostos profissionais da saúde estariam propagando mentiras, como a que a mamografia causa a doença. Com preocupação crescente, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) divulgou uma nota alertando sobre o modus operandi desse grupo e disseminando informações verificadas sobre o câncer de mama.

De acordo com a SBM, os perfis mentirosos agem de forma semelhante: divulgam algo absurdo e sem nenhuma comprovação científica (ou já provado o contrário); vendem algum tratamento ou terapia milagrosa que vai curar ou evitar a doença, geralmente através de infusões sem registro na ANVISA e vendidas na própria clínica ou consultório. Por fim, oferecem cursos voltados para médicos, profissionais de saúde ou até pessoas sem nenhuma formação, para ensinar tais terapias.

“Em pleno OUTUBRO ROSA, quando o tratamento e a prevenção do câncer de mama deveriam ser o foco principal de atenção, temos visto com tristeza o surgimento de postagens que afirmam absurdos. Dentre as maiores nulidades observadas, estão as teorias que a mamografia causa câncer de mama, que o câncer de mama não existe e que é possível prevenir ou tratar o câncer de mama através do uso de hormônios”, relatou a entidade.

A Sociedade ainda ressaltou que o tratamento do câncer de mama teve inúmeros avanços nos últimos anos e que os casos iniciais da doença têm taxas de cura superiores a 95%, utilizando cirurgias que preservam a mama e muitas vezes sem necessidade de quimioterapia.

plugins premium WordPress